Outubro Rosa - todos na luta contra o câncer de mama


Este não é o assunto principal do blog, mas como a maior parte do público é feminino por que não falar de temas além de moda e beleza? Pensando nisso, mais uma vez eu venho falar sobre o 'outubro rosa'. Porém, dessa vez, não direciono apenas para as mulheres...
Vamos falar de saúde então?
Muitos já devem saber que durante o mês de outubro, acontece as ações do 'outubro rosa' um movimento pela luta contra o câncer de mama.

"O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama."*

Há informação por todos os lados, mas infelizmente, ainda morrem muitas pessoas por falta dela. O número maior dessas perdas, são mulheres, pois a doença é mais comum neste gênero, porém, homens também podem ter câncer de mama.
O câncer de mama é um tumor maligno que se inicia nas células do tecido mamário. Um tumor maligno é um grupo de células cancerígenas que pode invadir os tecidos adjacentes ou se disseminar (metástase) para outros órgãos.

Dados do site Instituto Oncoguia

Mas voltando ao câncer de mama masculino... Poucas pessoas sabem ou lembram, que homens também possuem tecido mamário e por isso, é possível que desenvolvam a doença.


Dados do site Instituto Oncoguia

Assim como nas mulheres e também em outros tipos de câncer, o quanto antes a doença for diagnosticada, mais chances de cura. Ter informação e prestar atenção no próprio corpo, é fundamental para a prevenção e/ou diagnóstico precoce. O site do Insituto Oncoguia, possui mais informações. Mas, não deixe de consultar seu médico tendo ou não algum sintoma. Visitas e exames regulares podem salvar a sua vida. Cuide-se!

*texto retirado do site Outubro Rosa

Beijokas!

0 comentários