Orquídea Radiante para 2014 e um estudo das cores

Hoje eu vou falar sobre cores aqui o blog. Quem é antenado com o assunto, sabe que todo ano o Instituto Pantone, especializado em estudo da cor, indica uma nuance para o ano. E, em 2014 a cor escolhida é o 'orquídea radiante'. Ele tem um tom específico, resultado da mistura entre roxo, rosa e púrpura. Mas, todos os tons de lilás, roxo, etc, são usados como tendência.



Sugestão de combinações entre tons orquídea

O estudo que a Pantone faz, é baseado em vários fatores. Um misto de tendências retirados do mundo do design, pesquisa de materiais, gostos dos consumidores, etc. Neste caso, por ser uma variação de roxo, essa cor é vista como de inovação, pois é o que ela representa. Segundo o site da empresa "roxo fala para criatividade, impulsiona a vontade de ser inovador, todos procuramos ser únicos".
Para uma precisão, cada tom ganha um número e este do ano é o 18-3224 que garante uma exatidão na mistura das cores primárias para sua composição. Informações dadas, que tal vermos como usar essa cor no nosso dia-dia?

Quando é especificada a cor que vai reger o ano, toda a publicidade, passa a trabalhar a partir disso. A indústria de cosméticos, é uma das primeiras a aderir essas tendências. Mas a decoração e o vestuário, também são fortemente influenciados. Ideias de como usar e combinar essa cor principal, com as demais, não faltam e agora vou trazer umas inspirações.

Alguns cosméticos que aderiram a tendência

Mix de tons para serem usados na decoração


Exemplo de tom sobre tom ou misturado a outras cores


Na moda, a blogueira Tássia Naves usou com jeans ou misturando várias nuances de roxo

Exemplos de combinações com estampas

com cores neutras


ou combinações mais ousadas, com cores contrastantes

Eu particularmente, quando quero misturar cores nos meus looks, seja nas roupas ou nos acessórios, costumo pensar no círculo cromático. Sou formada em Artes então, quando o assunto é cor, uso meus conhecimentos para ajudar e assim não corro o risco de errar. Falando nisso, vou explicar então, do que se trata tudo isso.
O círculo cromático é um instrumento que mostra os relacionamentos entre as cores, ou seja, organiza cores primárias, secundárias e intermediárias. As cores primárias são: azul, vermelho e amarelo. As secundárias surgem a partir da mistura entre essas três e são: laranja, verde e roxo. Já as demais, são os encontros entre todas essas.
Para fazer combinações, uma forma legal é se orientar por essas misturas. Seguir pelo círculo os tons próximos ou para combinar cores contrastantes, uma dica boa para não errar, é ligar cores complementares. Tá meio complicado de entender tudo isso? Vejam o esquema básico que eu fiz:

Da mistura entre as cores primárias, surgem as secundárias. Cada uma delas, é complementar a uma primária e suas nuances respectivamente.


O post ficou um pouco grande, mas como eu adoro falar sobre cor, achei interessante aprofundar um pouco mais. Agora usem a criatividade e sigam essas dicas para fazer várias combinações com a cor do ano, sem medo de errar.
Espero que tenham gostado, 'beijokas' e até o próximo!

7 comentários