Arte Gourmet: penne aos 4 queijos by me

Olá pessoal!
Passaram bem o fim de semana? Com a chegada do friozinho aqui no Sul, eu aproveitei para ir para cozinha e inventar umas coisinhas junto com meu namorado e nosso fim de semana foi regado a filme e guloseimas.

Mas como prometido, uma vez no mês eu trarei para vocês alguma receita prática da minha mãe. Acontece que eu também gosto de inventar algumas coisas, então essa comidinha que ensinarei hoje é justamente uma das minhas aventuras na cozinha. Claro que não vou deixar de contar os segredinhos que aprendo com a 'mamis', assim como também contarei meus desastres ao tentar criar algo gostoso (rs).
Como já viram, o prato em questão é macarrão. Adoro massas, qualquer delas. Acho que devo ter morado na Itália em alguma outra vida hehe. Já inventei alguns molhos e/ou misturas doidas que deixam o macarrão mais gostoso e neste fim de semana, criei um modo de fazer molho 4 queijos.
Vamos lá então!

Vocês vão precisar...

Para o cozimento da Massa
1/2 pacote de macarrão - 250g em média (eu usei o penne ou peña, pois com molhos brancos e cremosos, acho que fica melhor, mas pode ser outro de sua preferência)
2 1/2 litros de água (1 litro de água para cada 100g de massa)
sal a gosto

- Cozinhar a massa em fogo médio pelo tempo indicado no pacote ou até ficar al dente.

Para o molho 4 queijos
1 dente de alho (grande) picado ou amassado
1/2 cebola grande ou 1 média picada
150g de cada tipo de queijo, ralado ou picado (usei cheddar, mussarela, gorgonzola e emmental)
500 ml de leite
1 cx de creme de leite

- Doure a cebola, o alho e acrescente o leite. Quando começar a levantar fervura, coloque os queijos e vá mexendo até que derretam. Por último, coloque o creme de leite (eu prefiro fazer isso com o fogo apagado, mas se for creme de leite fresco, pode deixar o fogo baixo). Misture mais um pouco, e se preferir, acerte o sal.

Resultado:




Dicas para servir:
- salpique parmesão ralado e leve ao forno para gratinar;
- decore o prato com ervas (salsinha, manjericão, orégano, etc)

Esta receita serve 4 pessoas mais ou menos. Eu fiz essa porção apenas para meu namorado e eu, pois aproveitei a ocasião de "aniversário" de namoro, mas no fim sobrou bastante. Então poderia tranquilamente servir mais duas pessoas. Não fiz nenhum acompanhamento, comemos apenas a massa mesmo que estava muito gostosa.

Espero que tenham gostado e experimentem. A receitinha é bem simples, super fácil de fazer e fica uma delícia.

* Não segui nenhuma receita, fiz ao meu modo. Então não afirmo que esta é a maneira correta de fazer  molho 4 queijos.

0 comentários