Arte Gourmet - Bolo de laranja

Olá pessoal!

O post de hoje, é uma novidade no blog. Não tenho pretensão de mudar muitas coisas aqui como já falei, mas trarei algumas coisas novas. Uma delas é a nova tag "arte gourmet - receitinhas da mamy's". Mas por que? Como vocês já sabem, faz 2 anos que moro sozinha (digo sozinha por ser fora da casa dos meus pais), nesse tempo, teve um período de pelo menos uns 6 a 8 meses, que morei sozinha mesmo e, tive que colocar meus dotes culinários a prova. Com isso, aprendi muitas coisas por telefone, quando pedia socorro a minha mãe, por ela ser além de mãe, uma cozinheira de "mão cheia". Hoje divido apartamento com uma amiga e ambas cozinhamos.

Nas vezes que ela esteve me visitando, alguns amigos puderam experimentar suas delícias e depois acabavam me pedindo receitas. Então, atendendo a pedidos, a partir de agora, pelo menos uma vez no mês, trarei alguma receita gostosa da D. Maria do Carmo.
A primeira, é também a primeira que aprendi por telefone. Estava passando uma temporada na Bahia e senti uma vontade doida de comer o bolo de laranja maravilhoso da minha mãe que, desculpa mas é o melhor do mundo, rs. É muito simples de fazer, tanto que aprendi pelo celular. Essa receita dá um bolo médio, porque minha mãe ensinou para fazer para poucas pessoas como é aqui em casa.. Mas também já fiz o grande, quando estava na Bahia morando com minha dinda e primos (é só dobrar a receita).


O importante a saber é que o segredo do UNIVERSO em relação à bolos é: depois de acrescentar a farinha, mexa apenas o suficiente para incorporar, isso garante um bolo FOFO. Por quê? Quanto mais batemos a farinha, mais ela desenvolve o glúten e a massa fica elástica (como as massas de pão), porém, o bolo não tem que ter essa elasticidade.
Fiz esse bolo com minha mãe no viva voz, acompanhando o passo a passo, então ele dá certo e por isso agora vou ensinar à vocês!
Vamos lá?

Vão precisar de: 1 liquidificador; 1 fôrma média redonda com furo.
Ingredientes:

2 ovos
2 laranjas grandes ou 3 pequenas/médias
2 xícaras (cheias) de açúcar
1/2 xícara de óleo
3 a 4 xícara de farinha de trigo (coloque aos poucos)
1 colher de chá (colher de mãe, ou seja, cheia) de fermento
1 pitada de sal
raspas e suco de uma laranja (para calda)


Preparo:

Descasque as laranjas, deixando aquela parte branquinha. Corte em 4, retire as sementes e aquele fiozinho branquinho que fica no lado interno do gomo. Isso vai garantir que não fique um sabor amargo.
Coloque no liquidificador as laranjas, ovos, açúcar e o óleo. Bata por pelo menos 2 minutos na velocidade média ou até obter um creme consistente. Despeje em uma vasilha coando e reserve.
Acenda o forno em temperatura média (180ºC) enquanto isso, unte a fôrma com margarina e farinha de trigo. Misture a farinha e o fermento aos poucos, no creme reservado até ficar uma massa homogênea e bem pastosa, coloque na fôrma e deixe assar por uns 20 min ou até estar bem crescido, fofo e um pouco dourado. Para ter certeza se já está assado, fure com um palito de dente, se ele sair limpo é porque está pronto.


Para a calda:

Leve ao fogo baixo, uma boa quantidade de suco de laranja (4 grandes mais ou menos) e acrescente meia xícara de açúcar. Mexa até formar uma calda líquida. Espalhe por cima do bolo e se preferir salpique um pouco de raspas de laranja para decorar.

e o bolinho fica assim
É isso pessoal. O post ficou grandinho, mas a receita super vale a pena. Mês que vem, ensinarei outra gostosura que minha mãe faz na cozinha. Prometo que também será algo fácil.
Dúvidas, escrevam nos comentários.
Beijokas e até o próximo!


4 comentários