Outubro Rosa - Todos pela prevenção do câncer de mama

Hey Girls!!

Sei que vários blogs já falaram sobre, mas o assunto desse post é TÃO IMPORTANTE, que vale a pena repetir e repetir... Como muitos sabem, durante o mês de outubro acontece o Outubro Rosa, campanha em prol da luta contra o câncer de mama. E, já que estamos nesse período, achei super válido trazer este tema para o blog.
O Outubro Rosa é um movimento compartilhado em todo o mundo. Foi iniciado nos Estados Unidos, por haverem várias ações isoladas no país com o mesmo intuito, logo após outubro ser aprovado como o mês nacional (EUA) da prevenção do câncer de mama. O rosa, é devido o símbolo da campanha ser o laço de mesma cor, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura, em Nova York no ano de 1990.
Mas o mais importante, é que não temos que lembrar disso tudo, apenas no mês de outubro. A prevenção deve ser praticada durante todo o ano, todos os anos. E pra relembrar isso, vamos ver aqui algumas formas de se prevenir dessa doença tão triste. As chances de cura aumentam de acordo com a antecipação no diagnóstico, ou seja, no caso de positivo, quanto antes melhor de acordo com o tamanho do nódulo, por exemplo: até 1 cm - 95% de chance de cura, 1 a 2 cm - 85%,  2 a 3 cm - 60% e acima de 3 cm - 30%.

Formas de prevenção e pré-diagnóstico:
- Mamografia: ANUALMENTE após os 40 anos (mulheres com histórico familiar da doença, podem fazer mamografia anual a partir dos 35 anos ou de acordo com orientação médica).
- Exame clínico das mamas: a partir dos 20 anos, fazendo parte do atendimento médico integral.
- Autoexame das mamas: MENSALMENTE de 4 a 6 dias após o término da menstruação. (como fazer ilustrado na imagem abaixo).


Além desses, uma alimentação saudável também é um dos principais fatores na prevenção da doença. Não só do câncer de mama, mas também de outros tipos. Manter um consumo variado de frutas e verduras, reduzindo a ingestão de produtos que contenham gordura animal, é a forma mais eficaz de manter uma vida sadia. Essa atitude somada à prática de exercícios físicos, melhora ainda mais. Também auxilia, reduzir ou preferencialmente evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, assim como uso de hormônios e anticoncepcionais, sem acompanhamento médico.

É isso então meninas, gostaram da informação? Claro que muitas pessoas, provavelmente já ouviram ou leram tudo isso, mas nunca é demais lembrar.
Compartilhem com suas amigas, conhecidas, parentes.. A luta é de TODAS NÓS! O blog apóia a campanha como vocês podem ver no canto superior à direita. Não fiquem fora dessa!
E você, já fez seu autoexame esse mês???
Beijokas e até o próximo!

Fonte: Se Toque - educação sobre o câncer de mama.

1 comentários